BAR - Brigada de Assalto Relâmpago
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Mensagem por DoppelGangerBR Sáb 24 Ago 2013, 08:57

Erich Hartmann



foi um aviador alemão, alcunhado o cavaleiro loiro da Alemanha, por seus compatriotas e de demônio negro por seus inimigos, considerado um dos maiores pilotos da história do combate aéreo.
Teve homologada 352 vitórias contra aviões inimigos (345 da força aérea soviética e sete da Força Aérea dos Estados Unidos, sendo 260 aeronaves de combate).
Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto serviu na Luftwaffe, cumpriu 1.404 missões e entrou em combate aéreo 825 vezes. Hartmann foi obrigado a realizar catorze pousos forçados devido a avarias.



As primeiras vitórias


A 5 de novembro de 1942, em sua 19º missão obteve sua primeira vitória (abateu um Ilyushin Il-2 soviético). Até o fim do ano tinha contabilizado somente mais uma vitória. Tirou proveito das graves deficiências da força aérea soviética para tornar-se o maior ás da aviação de todos os tempos.



Captura e fuga
Em 20 de Agosto de 1943, após seu avião ser danificado por destroços de uma aeronave inimiga que acabara de abater, foi obrigado a fazer um pouso forçado atrás das linhas soviéticas.
Encontrado por soldados russos, não tentou a fuga o que significaria a morte. Ao invés disso, fingiu que estava ferido. Como foi reconhecido pelos russos e, como existia uma recompensa de 10.000 Rublos a quem o capturasse (vivo ou morto), seus captores decidiram deixá-lo vivo. Enganou os médicos (sendo filho de um médico, sabia simular que estava ferido e com dores). No dia seguinte foi transferido para um hospital. Stukas da Luftwaffe possivelmente comandados por Hans-Ulrich Rudel atacaram o comboio que o transportava. Aproveitando-se da confusão ele consegue fugir e no dia seguinte retornar para as linhas alemãs. Ao retornar, um sentinela alemão confundiu-o com o inimigo e atirou contra ele. A bala atingiu suas calças e ele não se feriu.



Táticas de combate

Erich Hartmann só atacava quando tinha certeza que a situação estava inteiramente a seu favor. Era muito rápido para avaliar uma situação de combate e um excelente atirador. Só atacava de surpresa e gostava de atirar à queima-roupa (às vezes a menos de 50 metros de distância) o que eliminava a possibilidade de o inimigo escapar e destruía completamente as aeronaves inimigas. Seu avião sofreu avarias diversas vezes. Por atirar tão próximo diversas vezes seu avião foi atingido por destroços dos aviões inimigos. Considerava o combate aéreo tradicional com manobras e troca de tiros entre os pilotos (dogfight em inglês ou Kurvenkampf em alemão) inútil e um desperdício de combustível e munição. Eis como ele próprio descreveu suas táticas:

" Eu nunca dei muita atenção ao combate aéreo. Eu nunca combateria os russos em um dogfight. Surpresa era minha tática. Suba o máximo que puder, e se possível, ataque pelo Sol ... noventa por cento de meus ataques foram ataques de surpresa. Se obtivesse sucesso, daria um tempo e observaria a área de novo. "
" Encontrar o inimigo depende apenas de se estar onde a ação está acontecendo e numa boa percepção visual da área. As estações de terra nos chamam pelo rádio e dão a posição dos inimigos utilizando um sistema de coordenadas de nossos mapas. Assim podemos procurar na direção correta e escolher a melhor altitude para o ataque. Se o céu estiver encoberto, prefiro atacar com toda a potência, por baixo e do lado do Sol, porque assim você pode vislumbar o inimigo de muito longe contra a nuvem branca. Quem vê o outro primeiro tem 50% de chance de obter a vitória. "
" A segunda parte de minha tática é o ponto de tomada de decisão. Isto é, você vê o inimigo e ataca imediatamente, ou espera obter uma melhor vantagem ou manobra na tentativa de obter uma melhor posição ou finalmente decide não atacar. Por exemplo, se você tem que atacar o inimigo contra o Sol, se você não tem vantagem da altitude, se o inimigo esta voando fora das nuvens, mantenha-o sob controle longe o suficiente de modo que você possa modificar sua posição relativa ao Sol ou às nuvens, e mergulhe para trocar altitude por velocidade. Só então ataque. Não importa se é uma aeronave solitária ou um grupo de aeronaves em formação. O importante é destruir a aeronave inimiga. Manobre rapida e agressivamente, atire de perto, o mais perto possível, de modo a garantir que seus obuses (espécie de artilharia) atingiram o inimigo, sem desperdiçar munição. Eu falo a meus comandados: Só atire quando a aeronave inimiga preencher toda a sua visão " !
" Finalmente, abandone a área. Se você atirar e sair, pense em sobreviver. Observe sempre às "seis horas". Livre-se dos potenciais atacantes, ou descubra um novo ponto para reengajar no combate, mas só o faça de novo se você tiver alguma vantagem. "



Seus aviões



Messerschmitt Me 262
Durante toda a guerra Erich Hartmann só lutou em caças Messerschmitt Bf 109G. Utilizou os modelos G4, G6, G10 e G14, sendo que este último foi o seu favorito.
Em 1944 e 1945 (mês de Março) recebeu treinamento para pilotar o primeiro caça a jato da história a entrar em combate: o Messerschmitt Me 262, mas nunca combateu pilotando esta aeronave.



Vitórias marcantes

Primeira vitória: 5 novembro de 1942. Abateu um Ilyushin Il-2 soviético.
Segunda vitória: 27 de Janeiro de 1943, contra um MiG-3.
20 de Setembro de 1943: a centésima vitória.
4 de Junho de 1944: num único combate na Romênia abateu 7 caças americanos P-51 Mustang.
24 de Agosto de 1944: enfrenta uma esquadrilha soviética e abate 11 aeronaves.
8 de maio de 1945 a última vitória (a de n.º 352). No último dia da II Guerra Mundial abateu um Yak-11. O piloto soviético realizava acrobacias sobre a cidade de Brünn (Alemanha) para comemorar a rendição alemã recém-anunciada.



Condecorações

Cruz Germânica em Ouro (?? de Setembro de 1943)
Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (29 de Outubro de 1943)
Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro (das mãos de Adolf Hitler) (2 de Março de 1944 nº420)
Espadas da Cruz de Cavaleiro (4 de Julho de 1944 nº75)
Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes dada em 25 de Agosto de 1944 por Hitler, nº 18.



Promoções



01.07.1944 - Oberleutnant
01.09.1944 - Hauptmann
08.05.1945 - Major



Fatos curiosos

Todos os aviões de seu esquadrão tinham o desenho de um coração atravessado por uma flecha.
Seu codinome para comunicação de rádio era Karaya One ou coração doce 1.
Os soviéticos apelidaram-no de Cherniye Chort (demônio negro)
Erich Hartmann pintou uma tulipa negra em seu caça o que lhe valeu o apelido de demônio negro dado pelos soviéticos e no coração lia-se "Ushi" apelido de sua namorada Úrsula quem casou-se em 9 de Setembro de 1944.
Teve que apagar o desenho da tulipa pois os pilotos russos reconheciam seu avião através dele e evitavam o combate.
Seu companheiro Walter Krupinski apelidou-o "Bubi" (garoto), pois aos 20 anos de idade aparentava ser mais jovem.


Resumindo tudo isso: O CARA FOI FODA! foi o piloto que mais abateu aeronaves durante a WW2.

Fonte do texto acima: Erich Hartmann
Lista dos maiores aces da WW2 :Aces

DoppelGangerBR

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